segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A Origem do Heavy Metal


Popularizado nos anos 80 e nascido na Inglaterra, o heavy metal teve sua base no velho e bom rock ‘n roll, apesar de ter se desmembrado do gênero ROCK.
Sonoramente, o estilo surgiu com riffs complexos de guitarras, solos, geralmente longos e com refrões muito marcantes. O que diferencia o heavy metal dos demais estilos são as guitarras distorcidas, utilização de muito pedal e a alternação na musica entre o pesado e o lento, enquanto nos demais estilos a guitarra somente acompanha a musicalidade e o contexto da melodia.
Em suas melodias, as bandas do gênero possuem grande riqueza em temas como protestos contra elementos repressores da sociedade, contra religiões opressoras, medos do lado obscuro da humanidade, contos, poemas, historia de civilizações, fuga da realidade e até mesmo uma pitada de psicodélica. Podemos encontrar também louvor aos “deuses do metal”, como forma de mostrar sua fidelidade ao estilo, uma banda que apresenta com freqüência isto em suas musicas é a Manowar.
Apesar de ter se popularizado nos anos 80, há características do heavy metal ainda nos anos 60, em bandas como The Who e the kinks que criaram os primeiros Power Chord; os Beatles que exerceram forte influência ao estilo; Jimi Hendrix e Cream que popularizaram a distorção pesada das guitarras; Keith Moon por ser o primeiro baterista a utilizar dois bumbos; Uriah Heep, por serem os primeiros a fazerem som com bastante peso, utilizarem teclados, distorção, wah wah e abartagens místicas e fantasiosas; e os vocalistas Ian Gillan, Roberti Plant, David Byron e Rod Stewart, por apresentarem densidade nos vocais, que é característico do estilo.
O Black Sabbath foi à primeira banda de Heavy metal da historia, embora alguns considerem Led Zeppelin e Deep Purple como os pais do estilo. Porém, o Black Sabbath foi à primeira banda a fazer um álbum completo cheio de riffs complexos, acordes pesados e solos longos. Sendo assim, junto ao Iron Maiden e Megadeth os precursores do estilo.
Pode-se dizer que o heavy metal surgiu juntamente com o movimento hippie nos anos de 1964 e 1970 quando houve a contracultura onde bandas do gênero rock misturaram vários outros estilos, criando assim um estilo hibrido, onde sua musicalidade é toda centrada nos sons das guitarras.
Quando o estilo se popularizou em 1980, surgiu o então movimento New Wave Of British Heavy Metal“, com bandas como Iron Maiden, Saxon, Angel Witch, Raven, entre muitas outras.
Junto ao heavy metal, nasceu uma série de subgêneros, que são: black metal, death metal, doom metal, folk metal, grove metal, power metal, prog metal, speed metal, trash metal e gothic metal. E dentro do contexto do metal, surgiram os gêneros de fusão, representados por: alternative metal, grindcore, industrial metal, metalcore, neo classical metal, new metal, stoner metal e o symphonic metal.
Os gêneros de fusão não são reconhecidos pelos metaleiros como metal. Outro gênero ligado ao heavy metal são o heavy rock e o hard rock.
O que acho mais interessante no heavy metal é o publico. Pessoas que se unem a uma enorme adoração. Pessoas que não reconhecem outros gêneros e estilos. Um público marcado por roupas pretas e cabelos longos. A estes metaleiros, espero ter agradado com um pouco de minha pesquisa ao gênero, e se eu estiver enganada, por favor, corrijam.
Uma coisa que gostaria de ressaltar é que, apesar de ter lido muitas coisas e todas elas desmembrarem o metal do rock, eu ainda acho que o metal é rock sim! É um gênero como os demais.
No Brasil há muitas bandas no estilo metal, muitas delas famosas pelo mundo todo, como Angra (metal melódico), Sepultura (trash metal) e muitas outras.
O que devemos nunca esquecer é de respeitar o estilo do outro. Cada um tem seu gosto e isso nunca será discutido, apenas, opinado.
“Batam” cabeças com responsabilidade e sem preconceitos.
Freak Butterfly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário